domingo, 8 de dezembro de 2019

Século XVI X período renascentista

Em meados do século XV, a idade média deu lugar ao Renascimento, período em que a Europa passou por uma nova concepção na ideologia. Este foi um período em que houve indagação filosófica, exploração, investigação cientifica e criação artística. A chamada Renascença iniciou-se no ano 1400, na Itália e se estendeu aos anos 1500. Por esse tempo a Europa fez a transição do mundo medieval, para a então chamada Era Moderna.

A moda na Renascença
Os tempos agora são outros e no que diz respeito às roupas, estas também mudaram. As cortes Europeias já estavam muito bem estabelecidas e, sendo assim, houve uma identidade própria de cada país nos seus respectivos hábitos de cobrirem o corpo e adornarem-se.


Vestimenta Masculina:
A roupa característica desse periodo foi o gibão, normalmente acolchoado, com ou sem mangas, abotoado à frente e com uma basque sobre o calção. Sobre o gibão, usavam a jacket , ou uma túnica aberta à frente e de grande panejamento.
Usavam uma espécie de suporte no pênis,  algo como um adorno para exibir toda a masculinidade e virilidade dos homens. 
renascimento vest masc 2
renascimento vest masc
Era bastante usado um tipo de gola, chamado de “rufo”,  que se assemelhava a uma enorme roda. Em tecido fino e engomado podia chegar em um tamanho muito exagerado, e todo esse tamanho era sinônimo de prestígio social. Era normalmente branca e podia ser ornada com rendas.
Moda rufo









Vestimenta Feminina: 
As mulheres usavam uma túnica que era considerada como “roupa de baixo”, se chamava “chemise” e tinha mangas amplas com punhos apertados.
As demais peças, normalmente eram compostas por corpete, saia e mangas. Os corpetes não eram tão apertados como em outras épocas e não chegavam a deformar o corpo. Ele era bastante usado pois evidenciava a sensualidade feminina destacando sua silhueta e mostrava o colo com seus decotes amplos e deixando aparecer um pouco dos ombros.
As saias se abriam em formato cômico e as mulheres eram encaixadas dentro de uma armação, suas roupas eram colocadas sobre essa peça que quase não dava efeito de movimento e liberdade para quem à usava.
renascimento corpete
renascimento corpete 2






As mangas eram usadas independentemente, e podiam ser anexadas ao corpete, normalmente com laços ou botões. 
renascimento mangas
magas renascentistas
O cabelo era fator muito importante do visual renascentista, já que criavam penteados bem elaborados, usando jóias, fitas e flores para o enfeita-lo, além de misturar o  liso com cacheado e usar e abusar das tranças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário