Moda no século XIX
As roupas nessa época foram influenciadas pelo Neoclássico, após a Revolução Francesa em que as mulheres gostariam de abandonar os espartilhos, saiotes e saltos para adotar vestidos simples, porém essa mudança só acontece definitivamente no final do século.
Ao longo do século XIX, a industrialização na produção de roupas e tecidos espalhou-se para outros cantos do mundo. A indústria têxtil ficou firmemente estabelecida nos Estados Unidos, França, Alemanha e no Japão.
Aos poucos as roupas ocidentais foram substituídas pelas tradicionais. Mas algumas pessoas ainda preferiam usar roupas feitas por um artesão, quando podiam pagar. Outras pessoas, principalmente as que moravam em lugares isolados, continuaram a fabricar tecidos e roupas em casa.
Nesse século as roupas passaram a ficar mais simples e leve.
Começou a ser usado camisas e saias ( que deveriam serem usadas juntas) e logo se tornaram tendência entre as mulheres de classe trabalhadora.
As Peças da Época
Durante o Dia
As mulheres usavam vestidos longos, daqueles que eram cheios de saias e geralmente tinham espartilhos durante o dia, chapéus (que só eram permitidos durante o dia).
Durante a NoiteOs vestidos de noite tinham decotes e nos pés usavam botinhas ou sapatinhos. As mais pobres também usavam vestidos, porém de um tecido menos nobre e com poucos enfeites ou saias e botinhas. Jóias eram muito utilizadas e os cabelos deveriam estar no alto.

Em casa
Dentro de casa, usava-se um robe originalmente concebido como “robe de chambre” que dispensava o uso de espartilhos.
Cores e Tecidos
Os tecidos eram de fibras naturais como algodão, linho, lã, sedas. Mas já existiam variedades de tramas com os crepes, chamalotes, veludos, tafetás, cetins, cassas, gorgorões, etc.
Fonte: http://www.entendademoda.com.br/2013/02/a-moda-no-seculo-xix.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário