No início do século XXI a moda parece marcada por duas máximas: “nada se cria, tudo se copia” e “a moda vai e vem”.
Com o novo milênio vieram também as novas mudanças, mudanças que vieram mais aceleradas,vividas com mais intensidade e a consciência ambiental passou a ser um estilo de vida. É o período no qual a mídia passa a ter influência, com o fortalecimento do capitalismo e o desenvolvimento da internet que reduz o contato físico e cria uma realidade virtual.Com fim do luxo e do glamour tudo fica desordenado, os conceitos mudam.
Ao invés de Divas do cinema ou da música, os destaques são as drag-queens, que comandam o mundo fashion de dentro dos seus guetos, que são as grandes casas noturnas, espaços concorridos como as Paradas Gays e mesmo alguns espaços na televisão.
Dentro do paradigma estético adotado, vêm crescendo a tendência à customização e a reciclagem de materiais, com foco no desenvolvimento sustentável.Pela busca de uma identidade própria, as pessoas passaram a criar peças com seu próprio estilo, utilizando-se de materiais alternativos produzindo dessa forma o desenvolvimento sustentável, além do período reforçado de tribos urbanas popularizadas.
Para não dizer que não há novidades, existem ainda vários movimentos da juventude, como a estética Clubber, o underground e a cultura hip hop, mas sempre ligados ao universo das baladas e casas noturnas. Neste contexto, acentuou-se muito a difusão da tatuagem e do piercing.
No dia a dia porém, para as atividades do cotidiano, não se notam sensíveis diferenças em relação ao “revival” efetuado pelas duas décadas anteriores. Entretanto, entre o último ano da primeira década do século e o primeiro da próxima década, há uma forte tendência de retomada da utilização da androginia– que sempre esteve presente na moda -, porém ao invés de nublar os limites entre gêneros, a idéia agora é demonstrar que também é possível manter um identidade de gênero mesmo que se absorva atitudes ou consuma produtos normalmente associados ao outro gênero.
O corpo passou a ter uma maior valorização, sendo que as roupas trouxeram uma grande busca pela sensualidade e perfeição, com o uso de piercings e tatuagens por todo o corpo. A moda do Século XXI é uma moda transformadora e acelerada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário